Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem aos 170 anos de nascimento de John Philip Sousa, o "Rei das Marchas"

No repertório, obras que se tornaram símbolos do patriotismo americano, como "The Aviators”, "Stars and Stripes Forever", "Semper Fidelis” e muito mais.

Caderno de Música

No AR em 10/11/2024 - 12:30

O Caderno de Música deste domingo (10) celebra os 170 anos de nascimento do compositor e maestro luso-americano John Philip Sousa, conhecido como o “Rei das Marchas”.

Filho de imigrantes portugueses e espanhóis, John Philip Sousa nasceu em Washington, em 6 de novembro de 1854 e, desde cedo, já demonstrava talento para a música. Com apenas seis anos de idade, começou a aprender diversos instrumentos. E aos treze, com a ajuda de seu pai, que também era músico militar, Sousa entra para a Banda de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, onde passou quase sete anos como aprendiz. Essa experiência foi fundamental para moldar seu estilo e sua paixão pela música de bandas militares.

John Philip Sousa faleceu em 6 de março de 1932, aos 77 anos, em Reading, Pensilvânia, pouco antes de uma apresentação com uma banda local, mas deixou um incrível legado artístico-musical composto por mais de 300 obras. Embora seja mais lembrado por suas marchas, ele também compôs para outros estilos, como operetas, peças para orquestra e diversas outras obras.

O Caderno de Música irá ao ar agora em novo horário: domingo, às 12h30, na Rádio MEC.

Criado em 07/11/2024 - 10:46 - Episódio caderno de musica - John Philip Sousa - 10/11/24

Mais do programa