Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história da música “O boi no telhado”, de Darius Milhaud

Caderno de Música deste sábado responde à pergunta da ouvinte Maria

O Caderno de Música deste sábado (24), às 11h45,  responde à pergunta da ouvinte Maria Ismênia, da Tijuca, que enviou um email para ouvinte@ebc.com.br e quer saber sobre a história da música “O Boi no Telhado”, de Darius Milhaud. 

 

Darius Milhaud nasceu em Marselha, em 1892, e é um dos integrantes do chamado “les Six”, um grupo de compositores franceses que se propunha a apresentar uma alternativa aos estilos wagneriano e ao impressionista. Entre 1916 e 1918, Milhaud trabalhou no Brasil a serviço da embaixada da França junto do adido cultural Paul Claudel. Neste período, teve intenso contato com a atmosfera da música popular urbana do Rio de Janeiro que serviu como fonte de inspiração para várias de suas obras, dentre elas “Scaramouche”, “Saudades do Brasil” e “O boi no telhado”.

 

Na sua música “Le Boeuf sur le toit” (ou “O boi no telhado”), Darius Milhaud faz uso de cerca de 28 melodias de músicas populares de compositores cariocas da época. Algumas dessas melodias são facilmente identificáveis, como “Corta-Jaca”, de Chiquinha Gonzaga, “Flor do Abacate”, de Álvaro Sandim, e “Apanhei-te, cavaquinho”, de Ernesto Nazareth, que era um dos compositores e instrumentistas mais admirados por Milhaud. O próprio título “O boi no telhado” também é de inspiração brasileira, pois faz referência a um tango de mesmo nome escrito em 1918 por José Monteiro, também conhecido como Zé Boiadeiro.

 

Conheça um pouco mais desta música no Caderno de Música, que vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.



Criado em 22/10/2015 - 13:13 e atualizado em 22/10/2015 - 11:10

Mais do programa