Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça um pouco mais sobre a história dos balés

No repertório do Caderno de Música, "O quebra-nozes", "A bela

O Caderno de Música deste sábado (02) segue com a pergunta feita pela ouvinte Catarina Oliveira, moradora da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Ela enviou uma pergunta para ouvinte@ebc.com.br e quer saber sobre a história dos balés.

 

O balé como conhecemos atualmente tem seu embrião na Itália renascentista, mas se desenvolveu na França a partir do século 17, principalmente depois da criação da Academia de Música e Dança por Luis 14, no ano de 1661. A partir da segunda metade do século 19, o balé francês cai em certo declínio enquanto o balé russo alcança grande desenvolvimento e popularidade. O já renomado compositor Tchaikovsky passa a escrever também para balé, elevando o status da música de balé que, se antes era tratada como música simples a serviço da dança, com o compositor russo a música passa a receber igual importância e complexidade. Ou seja, o balé passa a ter como protagonista não somente a dança, mas também a música. 

 

No programa, trechos de alguns dos balés mais famosos compostos a partir do século XIX, como "O quebra-nozes", "A bela adormecida" e o "Lago dos cisnes", de Tchaikovisky, e "O pássaro de Fogo", e "Sagração da Primavera", de Stravinsky.

 

Não perca! Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM Rio.



Caderno de Música: conheça a história do balé

Criado em 31/03/2016 - 00:35 e atualizado em 04/04/2016 - 19:37

Mais do programa