Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Há 50 anos estreava Laranja Mecânica

O longa tem a brilhante direção de Stanley Kubrick, é estrelado por Malcolm McDowell, tem forte presença feminina na trilha sonora e tornou-se um marco na história do cinema

Claquete

No AR em 09/12/2021 - 14:56

Claquete toca esta semana a trilha sonora de Laranja Mecânica, de 1971, indo de Beethoven a Gene Kelly. O programa comenta também curiosidades sobre o filme.

O longa-metragem é dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Malcolm McDowell no papel de Alex, um jovem violento, líder de uma gangue que aterroriza Londres num futuro incerto. Em sua estreia, há 50 anos, o longa era tido como ultraviolento e chocou a audiência da época.

O roteiro de Kubrick é uma adaptação para o cinema do livro Laranja Mecânica, lançado em 1962 por Anthony Burgess, renomado novelista e crítico britânico.

Cartaz do filme Laranja Mecânica - protagonista segura um copo de leite

Stanley Kubrick é um dos mais importantes cineastas que o mundo conheceu. Extremamente perfeccionista, dirigiu pouco mais de uma dezena de primorosos e imperdíveis filmes, como 2001, Uma Odisseia no Espaço, Dr. Fantástico, Barry Lyndon, O Iluminado, Lolita, De Olhos Bem Fechados, entre outros.

A criação e condução da trilha sonora de Laranja Mecânica é marcada pela presença feminina, reunindo as compositoras, músicas, produtoras musicais e cantoras Wendy Carlos, Rachel Elkind e Terry Tucker.

Laranja Mecânica, entre outros, recebeu o prêmio Pasinetti de melhor filme estrangeiro no Festival de Cinema de Veneza e foi indicado a quatro Oscars, três Globos de Ouro e a sete Baftas, o maior prêmio do cinema britânico.

Claquete vai ao ar aos domingos, às 18h, nas rádios MEC FM e MEC Rio, e às 17h, na Rádio Nacional FM Brasília.

Criado em 09/12/2021 - 14:56

Mais do programa