Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pianista Maria Josephina Mignone completa hoje 98 anos

O Concerto MEC desta quinta-feira é um especial em homenagem a esta pianista

Concerto MEC

No AR em 25/03/2021 - 09:17

O Concerto MEC desta quinta-feira é um especial em homenagem à pianista Maria Josephina Mignone que hoje completa 98 anos de idade.

Além de intérprete, Maria Josephina tem atuado como divulgadora da música de concerto e promotora de eventos culturais como os Concertos FINEP, que dirigiu por vinte anos, e o Centro Cultural Francisco Mignone que dirige atualmente.

Ela nasceu em 1923, em Belém do Pará, filha de Abelar Silva e Joana Magalhães Silva, e neta de Josephina Maria, de quem herdou o nome e o talento para o piano.

E foi no piano da avó, durante as férias, na fazenda do pai, que Maria Josephina descobriu seu amor pelo piano.

A partir daí, não se separou mais do instrumento, e no Instituto Gentil Bittencourt, com a irmã Angelina, Josephina teve suas primeiras aulas de teoria musical.

A seguir, entrou para o Conservatório Carlos Gomes de Belém, dar continuidade ao talento musical, agora reconhecido pela família.

A partir de um Concurso no Conservatório de Belém, Maria Josephina conseguiu uma bolsa para estudar com a pianista Magda Tagliaferro no Rio de Janeiro, e mais tarde com Arnaldo Estrella.

Durante um Recital na Academia Lorenzo Fernandez, onde lecionava, Maria Josephina conheceu o Maestro Francisco Mignone, com quem se casou.

Ela interrompeu sua carreira de concertista de Chopin e Schumann, para se dedicar ao repertório do marido.

Nos anos 1930, Francisco Mignone criou o pseudônimo Chico Bororó para escrever peças de caráter popular, que seriam interpretadas por grandes nomes como o cantor Francisco Alves.

Mais tarde, Mignone definiria Chico Bororó como um estado de espírito. 

A Maria Josephina Mignone, os Parabéns da Rádio MEC FM.

Criado em 25/03/2021 - 09:35

Mais do programa