O Concerto MEC desta terça-feira comemora o Dia do Hino Nacional Brasileiro, celebrado em 13 de abril, pois nessa data em 1831, a música do Hino Nacional foi tocada pela primeira vez, no Teatro São Pedro de Alcântara, na Praça da República, no Rio de Janeiro.
Até 1831, o hino considerado oficial era o Hino da Independência, composto pelo Imperador Dom Pedro Primeiro.
O maestro Francisco Manuel da Silva compôs a melodia do Hino Nacional, logo após os acontecimentos que marcaram o dia 7 de abril de 1831.
Nesse dia, Dom Pedro Primeiro abdicou do trono em favor do filho, Dom Pedro de Alcântara, o futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro Segundo.
As razões da abdicação foram pressões políticas, pois muitos brasileiros eram contrários a Dom Pedro Primeiro e aos seus partidários portugueses.
Francisco Manuel vibrou com a abdicação do Imperador, e compôs o Hino Nacional para saudar o novo monarca, nascido no Brasil.
Dom Pedro Segundo era uma criança em 1831, e foi preciso um governo provisório, a Regência, que gerou expectativas nos brasileiros, como o Maestro Francisco Manuel da Silva, sobre essa nova fase da política brasileira.
Na Proclamação da República em 1889, houve o desejo de um Hino para celebrar o novo regime político, e a letra de Ovídio Saraiva não vingou, e o Hino sempre era instrumental.
Houve um Concurso para uma nova melodia, e a música de Francisco Manuel da Silva permaneceu, sem letra, até 1906, quando o compositor Alberto Nepomuceno propôs ao Presidente Afonso Pena uma reforma no Hino Nacional.