Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC comemora o Dia do Hino Nacional Brasileiro

A música do Hino Nacional foi tocada pela primeira vez, no Teatro São Pedro de Alcântara, na Praça da República, no Rio de Janeiro. 

Concerto MEC

No AR em 13/04/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta terça-feira comemora o Dia do Hino Nacional Brasileiro, celebrado em 13 de abril, pois nessa data em 1831, a música do Hino Nacional foi tocada pela primeira vez, no Teatro São Pedro de Alcântara, na Praça da República, no Rio de Janeiro. 

Até 1831, o hino considerado oficial era o Hino da Independência, composto pelo Imperador Dom Pedro Primeiro. 

O maestro Francisco Manuel da Silva compôs a melodia do Hino Nacional, logo após os acontecimentos que marcaram o dia 7 de abril de 1831. 

Nesse dia, Dom Pedro Primeiro abdicou do trono em favor do filho, Dom Pedro de Alcântara, o futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro Segundo.

As razões da abdicação foram pressões políticas, pois muitos brasileiros eram contrários a Dom Pedro Primeiro e aos seus partidários portugueses.

Francisco Manuel vibrou com a abdicação do Imperador, e compôs o Hino Nacional para saudar o novo monarca, nascido no Brasil. 

Dom Pedro Segundo era uma criança em 1831, e foi preciso um governo provisório, a Regência, que gerou expectativas nos brasileiros, como o Maestro Francisco Manuel da Silva, sobre essa nova fase da política brasileira.

Na Proclamação da República em 1889, houve o desejo de um Hino para celebrar o novo regime político, e a letra de Ovídio Saraiva não vingou, e o Hino sempre era instrumental.

Houve um Concurso para uma nova melodia, e a música de Francisco Manuel da Silva permaneceu, sem letra, até 1906, quando o compositor Alberto Nepomuceno propôs ao Presidente Afonso Pena uma reforma no Hino Nacional. 

Criado em 13/04/2021 - 06:11

Mais do programa