Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto Mec homenageia o compositor Robert Schumann 

Alemão nasceu nesta data em 1810

Concerto MEC

No AR em 08/06/2021 - 07:12

Concerto mec desta terça-feira, que homenageia o compositor alemão Robert Schumann, nascido nesta data em 1810. 

Schumann ficou conhecido pelas canções alemãs, os lieder, por sua música orquestral, e principalmente por suas obras para piano. 

A peça "cenas da infância", ou cenas infantis, opus 15, é uma das mais conhecidas de schumann, e foi escrita no ano de 1838.

Em uma carta à sua futura mulher, Clara Wieck, Schumann declara que havia escrito uma nova obra onde procurava exprimir as reminiscências que um adulto guarda da infância. 

Originalmente, cenas infantis tinha trinta andamentos, mas o compositor escolheu treze para a versão final. 

A sinfonia número 1, em si bemol maior, opus 38, primavera, de Schumann inaugura uma nova fase na vida do compositor, quando estava recém-casado com Clara Wieck, e queria ser reconhecido logo como um compositor de prestígio. 

Schumann precisava escrever uma peça grande, como uma sinfonia ou uma ópera.

A sinfonia número 1 foi escrita em pouquíssimo tempo, em apenas quatro dias, em janeiro de 1841, e assim que terminou a orquestração, apresentou a obra a mendelssohn, então diretor da orquestra do Gewandhaus de Leipzig. 

A recepção foi imediata e a estreia se deu em 31 de março de 1841. 

A princípio, schumann havia escolhido subtítulos para os quatro movimentos da sinfonia, inspirada em uma poesia do seu amigo, o poeta alemão Adolph Bottger:

 Despertar da primavera,  

Noite,

Alegres companheiros e

Em plena primavera. 

 Mas para não influenciar as futuras interpretações da sinfonia primavera, Schumann retirou essas indicações da partitura. 

Criado em 08/06/2021 - 07:12

Mais do programa