Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia Edvard Grieg

Ouça o programa na MEC FM

Concerto MEC

No AR em 15/06/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta terça-feira (15) é dedicado à vida e à obra de Edvard Grieg, nascido na data de hoje, em 1843 em Bergen, na Noruega.

Grieg é o filho mais ilustre de seu país, conhecido por sua música escrita para a peça Peer Gynt, encomendada pelo dramaturgo Henryk Ibsen um outro notável norueguês. Escrita em cinco atos, a peça foi inspirada em contos noruegueses que narram a história do personagem Peer Gynt nas montanhas da Noruega.

O movimento de abertura de Peer Gynt, manhã, inicia a suíte número 1, e é uma das obras mais frequentes do repertório de concerto, muito utilizada em propagandas e filmes.

Foi através da influência de Ole Bull, um violinista amigo da família, que Grieg conseguiu se transferir para o conservatório de Leipzig e se dedicar à sua verdadeira vocação, a música. Ao se mudar para Copenhagen, em 1863, Grieg conheceu Rikard Nordraak, um compositor apaixonado pelas paisagens, pela música e pela sagas norueguesas. 

Ao voltar para casa, Grieg passou a se esforçar cada vez mais para assimilar a música tradicional norueguesa, o que transparece nitidamente em suas composições, que evocam as paisagens da sua terra natal.

Como o concerto para piano em lá menor, opus 16, escrito pelo compositor aos 24 anos em 1868, na Dinamarca, e que dá evidências do interesse de Grieg pela música folclórica norueguesa. 

Ouça a MEC FM no player

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

 

Tags:  Edvard Grieg

Criado em 15/06/2021 - 10:43

Mais do programa