Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o maestro Pinchas Zukerman

​Nascido em Tel Aviv, Israel, no dia 16 de julho de 1948, Pinchas Zukerman completou 73 anos na última sexta-feira.

Concerto MEC

No AR em 19/07/2021 - 12:05

O programa de hoje homenageia o maestro, professor, violista e violinista Pinchas Zukerman. 

Nascido em Tel Aviv, Israel, no dia 16 de julho de 1948, Pinchas Zukerman completou 73 anos na última sexta-feira. 

Para homenagear sua carreira de cinco décadas de atividades, selecionamos três gravações que mostram Zukerman como solista de violino e como regente, e em duas delas, atuando em ambas as posições.

A gravação que abre o programa de hoje é o Concerto para Violino em dó menor, opus 51, número 3 – Il Sospetto, de Antonio Vivaldi. 

A segunda obra é o Concerto para Violoncelo e Cordas em lá maior de Carl Philipp Emanuel Bach, onde Pinchas Zukerman atua como regente à frente da Orquestra de Câmara Inglesa, onde iniciou sua carreira como maestro.

E encerrando o programa, a Sinfonia-Concertante para Violino, violoncelo, oboé e fagote, onde Zukerman atua como violinista e regente da Filarmônica de Los Angeles. 

Como violinista, Pinchas Zukerman é conhecido pelo lirismo da sua interpretação, e pela musicalidade impecável, que podem ser ouvidas ao longo de sua discografia de mais de 100 álbuns, pelos quais ganhou dois prêmios Grammy e vinte e uma indicações.

Como regente, Pinchas Zukerman tem atuado em várias orquestras, entre elas, a Orquestra de Câmara Inglesa, onde começou em 1970, e a mais recente, a Orquestra Filarmônica Real, onde esteve presente como Maestro Convidado Principal, por doze anos. 

 A próxima obra com Pinchas Zukerman é o Concerto para Violoncelo e Cordas em lá maior de Carl Philipp Emanuel Bach, onde Pinchas Zukerman atua como regente à frente da Orquestra de Câmara Inglesa, conjunto onde iniciou sua carreira como maestro. 

Professor dedicado e mentor de jovens músicos, Pinchas Zukerman atuou por mais de 25 anos no Programa de Desempenho que leva seu nome, na Escola de Música de Manhattan, em Nova York. 

Pinchas Zukerman lecionou em várias instituições de ensino no Reino Unido, Israel, China e Canadá, entre outros países, e em 1999, fundou o Programa para Jovens Artistas do Centro Nacional de Artes em Ottawa, no Canadá.

As homenagens recebidas por Pinchas Zukerman incluem o Prêmio Rei Salomão, conferida pela Associação Cultural América-Israel; a Medalha Nacional de Artes, criada pelo Congresso norte-americano para os incentivadores das artes, e o Prêmio Isaac Stern de Excelência Artística. 

Criado em 19/07/2021 - 10:17

Mais do programa