Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC relembra o legado do compositor John Field

O irlandês foi o criador do Noturno, gênero adotado e desenvolvido posteriormente por Chopin

Concerto MEC

No AR em 26/07/2021 - 12:05

O programa desta segunda-feira (26) homenageia o compositor, pianista e professor John Field, nascido no dia 26 de julho de 1782, em Dublin, na Irlanda. Em 1793, Field mudou-se com a família para Londres, tendo aulas de violino com Salomon, amigo de Haydn. 

Tornou-se um aprendiz de piano com o compositor italiano Muzio Clementi, aparecendo em uma série de concertos importantes em Londres e, mais tarde, viajando por toda a Europa.  

Field acompanhou Clementi à Rússia promovendo as atividades comerciais do compositor como demonstrador e vendedor dos pianos fabricados por Clementi. 

O jovem progrediu rapidamente, e permaneceu em São Petersburgo, onde se tornou professor e pianista da moda, mudando-se para Moscou em 1821. Field escreveu sete concertos para piano, e algumas composições para piano e orquestra, uma contribuição importante para sua carreira como intérprete. 

Essas obras lhe permitiram dar um toque mais completo ao brilhantismo técnico na escrita para piano. 

A John Field foi creditada a invenção do noturno, gênero posteriormente adotado e desenvolvido por Chopin. A música de Field era muito popular ao longo do século 19, e  seus noturnos tiveram clara influência em Chopin, e também em Liszt, Fauré e outros compositores. 

Em 1802, Clementi levou Field para Paris, e mais tarde foram para a Alemanha e a Rússia. Em São Petersburgo, Field terminou sua colaboração com Muzio Celementi, onde pôde estabelecer uma carreira musical independente. 

Na Rússia, Field teve a ajuda de um militar influente que patrocinou sua estada na Rússia. Lá, Field se casou com uma aluna e passou a morar pelo resto de sua vida. 

Artista notável, John Field foi a maior figura musical da Irlanda no período romântico, deixando o legado de ter influenciado a composição para o piano em sua época. 

Field criou um estilo tradicional de lado, em uma época marcada pela sonata, pelo tema e variações, fantasia, rondó e fuga. 

Ele abriu o caminho para os compositores da era romântica, influenciando grandes músicos como Brahms, Liszt, Mendelssohn, Schumann e Chopin, todos igualmente gratos a John Field. 

Ouça no player abaixo:

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Criado em 23/07/2021 - 16:47

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa