Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC destaca serenata número 13 de Mozart

Conhecida como Pequeno Serão Musical ou Pequena Serenata Noturna foi concluída pelo compositor na data de hoje em 1787

Concerto MEC

No AR em 10/08/2021 - 12:05

O programa de hoje destaca a Serenata número 13, em sol maior, k 525, de Mozart, conhecida como Pequeno Serão Musical, ou Pequena Serenata Noturna, e concluída pelo compositor na data de hoje em 1787. 

No século 18, as serenatas eram compostas para servir de fundo musical para   algum evento ao ar livre, e os organizadores encomendavam aos compositores que escrevessem algo com essa finalidade. //

Assim foram escritas muitas das Serenatas de Mozart. 

Com ar de elegância e simplicidade, a Serenata k. 525 revela vários toques de genialidade, que a tornaram uma das obras mais famosas de Mozart. 

A Serenata foi concluída em 10 de agosto de 1787, época em que Mozart estava trabalhando na ópera Don Giovanni.

 A obra foi escrita para um conjunto de dois violinos , viola , violoncelo e contrabaixo , mas muitas vezes é executada por orquestras de cordas. 

Outra peça de Mozart que destacamos hoje é a Sonata número 6, em ré maior k. 284, escrita em Munique, durante a visita que o compositor fez à cidade para a produção da ópera La Finta Giardineira, no início de 1775.

A Sonata foi uma encomenda feita a Mozart pelo Barão Thadeus Durnitz, um tecladista amador, cujo nome, Durnitz, deu o subtítulo à obra. 

Tags:  Concerto MEC

Criado em 10/08/2021 - 06:14

Mais do programa