Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia violinista francês René-Charles Francescatti

Nascido em Marselha nesta data, em 1902, ele ficou conhecido como Zino Francescatti.

Concerto MEC

No AR em 09/08/2021 - 12:05

O programa de hoje homenageia o violinista francês René-Charles Francescatti, ou como ficou conhecido, Zino Francescatti.

Nascido em Marselha nesta data em 1902, e filho de dois violinistas, Zino Francescatti estudou violino desde os três anos de idade, e foi logo reconhecido como uma criança prodígio. 

Aos cinco anos começou a tocar o violino, e aos dez estreou como solista. 

Com o pianista Robert Casadesus, Zino Francescatti formou um dueto, e juntos divulgaram e gravaram o ciclo completo das dez sonatas de Beethoven. 

Esta que iremos ouvir, a de número 10, encerrou o chamado período intermediário do compositor, logo depois de ele ter escrito as sinfonias números sete e oito. 

Aos vinte anos, Zino Francescatti foi a Paris, onde ganhava a vida ensinando violino e se apresentando com orquestras.

Outro violinista francês, Jacques Thibaud, ficou impressionado com a apresentação de Francescatti no Conservatório de Paris, e ajudou a promovê-lo no início da carreira.

Zino Francescatti foi um dos grandes violinistas do século 20, e sua técnica aparentava uma execução sem esforço, expressando elegância e vivacidade quando tocava. 

Um encontro de Francescatti com o compositor francês Maurice Ravel trouxe ótimos frutos para o violinista: Francescatti e Ravel ficaram amigos e juntos viajaram em turnê pela Inglaterra em 1926, apresentando-se em dueto e tocando as recentes composições de Ravel como Berceuse e Tzigane. 

Acompanhe o Concerto MEC nesta segunda (9), a partir de 12h05, pela Rádio MEC FM. Para sintonizar e ouvir ao vivo, clique no player abaixo:

Tags:  Concerto MEC

Criado em 09/08/2021 - 10:58

Mais do programa