Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça obras instrumentais de Mozart no Concerto MEC desta terça

Programa traz a Sonata para Violino e Piano em lá maior, k 526, o Adágio e Rondó em dó maior, k. 617 e as Seis Danças Alemãs

Concerto MEC

No AR em 24/08/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta terça-feira (24) destaca algumas obras instrumentais de Wolfgang Amadeus Mozart: a Sonata para Violino e Piano em lá maior, k 526, o Adágio e Rondó em dó maior, k. 617 e as Seis Danças Alemãs, com instrumentação só de metais.

Ouça o programa desta segunda (23) no player abaixo:

Escrita em 1787, a Sonata número 35 está classificada no catálogo Kochel da obras de Mozart, entre a Serenata para Cordas Eine Kleine Nachtmusik, k. 525, e a ópera Don Giovanni, k. 527.

É a última das sonatas para violino e piano de Mozart consideradas realmente importantes, e a última de uma série de três sonatas, que começou com a Sonata k. 454, de 1784, o ano em que Mozart compôs os seis grandes concertos para piano e o Quinteto para Piano e cordas.  

A Sonata número 35 em lá maior para violino e piano de Mozart foi escrita em três movimentos: molto alegro, andante e presto.

Adágio e Rondó em dó maior

A harmônica de vidro foi usada por Mozart no seu Adágio e Rondó em dó maior, k. 617.

O instrumento teve o interesse reavivado no século 20 pelo virtuoso alemão Bruno Hoffmann. Filho de um diretor musical de uma igreja, Bruno Hoffmann foi treinado em piano e órgão, mas, ao encontrar os vidros musicais, com 16 anos de idade, passou a dedicar-se para ressuscitar a beleza desse até então desconhecido instrumento.  

Ele descobriu a harmônica de vidro e dominou o antigo repertório para esse instrumento de compositores como Mozart, Reichardt e Naumann, entre outros. 

Seis Danças Alemãs

As Seis Danças Alemãs, de Mozart, foram escritas em Praga, cidade que recebeu a música do compositor sempre com muito entusiasmo. 

O próprio Mozart ficou surpreso ao perceber que nos bailes realizados em Praga já se faziam versões da sua ópera As Bodas de Fígaro em ritmo de contradança e de dança alemã.

Segundo o próprio compositor, em Praga não se falava de nada a ser Fígaro, nada se cantava, tocava ou se assobiava senão Fígaro, o que pode ter incentivado Mozart a compor essas Danças Alemãs, que iremos ouvir agora, em uma instrumentação diferente da usual com O English Brass Ensemble, só de metais.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Tags:  Mozart

Criado em 24/08/2021 - 09:58

Mais do programa