Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC apresenta obras de Jacques Hotteterre e Joaquin Nin

O francês Hottetere foi membro de célebre família de fabricantes e interpretes de instrumentos de sopro, enquanto que o cubano Joaquin Nin

Concerto MEC

No AR em 29/09/2021 - 12:05

O programa desta quarta-feira (29) inicia homenageando o compositor e flautista francês Jacques-Martin Hotteterre, nascido em Paris, no dia 29 de setembro de 1674.

Filho mais célebre de uma família de fabricantes e intérpretes de instrumentos de sopro, Hotteterre deveu sua fama em grande parte ao seu talento para tocar flauta. 

Hotteterre escreveu uma série de peças, ampliando significativamente o repertório da flauta.

Além de virtuoso da flauta, Hotteterre também foi um professor internacionalmente famoso para patronos aristocráticos. 

Ele escreveu um método para a flauta transversal, flauta doce e oboé, publicado em 1707, e um método para a musette, publicado em 1737.  

Sua A Arte de preludiar sobre a Flauta Transversa, em francês, foi publicada em 1719, e tornou-se o primeiro manual de flauta na Europa sendo amplamente utilizado.  

Segundo o musicólogo americano Dayton Miller, a música para a flauta moderna começou com o método de Hotteterre, o flautista mais famoso de sua época, fim do século 17 e início do século 18.

O programa destaca também o compositor cubano Joaquin Nin, nascido nesta data em 1879, e que estudou piano com Moritz Moszkowski e composição na Schola Cantorum, onde lecionou de 1906 a 1908. 

Joaquin Nin viajou como pianista e ficou conhecido como compositor e arranjador de música folclórica popular espanhola.

Ouça ao vivo no player abaixo:

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Criado em 28/09/2021 - 16:19

Mais do programa