O programa desta quarta-feira (29) inicia homenageando o compositor e flautista francês Jacques-Martin Hotteterre, nascido em Paris, no dia 29 de setembro de 1674.
Filho mais célebre de uma família de fabricantes e intérpretes de instrumentos de sopro, Hotteterre deveu sua fama em grande parte ao seu talento para tocar flauta.
Hotteterre escreveu uma série de peças, ampliando significativamente o repertório da flauta.
Além de virtuoso da flauta, Hotteterre também foi um professor internacionalmente famoso para patronos aristocráticos.
Ele escreveu um método para a flauta transversal, flauta doce e oboé, publicado em 1707, e um método para a musette, publicado em 1737.
Sua A Arte de preludiar sobre a Flauta Transversa, em francês, foi publicada em 1719, e tornou-se o primeiro manual de flauta na Europa sendo amplamente utilizado.
Segundo o musicólogo americano Dayton Miller, a música para a flauta moderna começou com o método de Hotteterre, o flautista mais famoso de sua época, fim do século 17 e início do século 18.
O programa destaca também o compositor cubano Joaquin Nin, nascido nesta data em 1879, e que estudou piano com Moritz Moszkowski e composição na Schola Cantorum, onde lecionou de 1906 a 1908.
Joaquin Nin viajou como pianista e ficou conhecido como compositor e arranjador de música folclórica popular espanhola.
Ouça ao vivo no player abaixo:
O Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.