Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC destaca algumas obras de Joseph Haydn

A Sinfonia número 48, Maria Teresa, estreou em Viena na data de hoje em 1773

Concerto MEC

No AR em 02/09/2021 - 09:49

O programa de hoje destaca a Sinfonia número 48, em dó maior, Maria Teresa, de Haydn, que foi apresentada pela primeira vez em 1773. 

O evento no Palácio do Príncipe Esterhazy, em Viena, seria para recepcionar a visita da Imperatriz Maria Theresa da Áustria. 

Haydn é considerado o compositor que firmou os padrões do gênero da Sinfonia para as gerações seguintes. 

No caso do Sinfonia número 48, este fato tem maior importância por ser esta obra um dos primeiros exemplos de forma-sonata dentro da escrita orquestral de Haydn.

 

 

A próxima peça é a Sinfonia Concertante para violino, violoncelo, oboé e fagote, composta em Londres em 1792, para quatro solistas e orquestra, que dialogam entre si dando realmente sentido à palavra concertare. 

Um jornal da época descreveu a Sinfonia Concertante de Haydn como uma obra profunda, suave, afetuosa e original,

Escrita em Londres, depois de trinta anos como músico e compositor no castelo dos Esterhazy, na Áustria. 

Em Viena, Haydn tinha uma orquestra inteira à sua disposição onde podia testar todas as suas ideais musicais .

Outra obra de Haydn, composta em Londres na mesma época, foi o Trio número 2, de 1794, dado de presente para o Barão de Aston.

Originalmente, os Trios Londres foram escritos para duas flautas e violoncelo, e foram muito bem aceitas por causa da popularidade da flauta, na época considerada um instrumento de grande elegância.   

O programa de hoje foi dedicado a algumas obras de Joseph Haydn, em especial à Sinfonia número 48, Maria Teresa, estreada em Viena na data de hoje em 1773.

Criado em 02/09/2021 - 09:49

Mais do programa