Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia três compositores

Conheça um pouco sobre a trajetória do tcheco Jan Dismás Zelênka, do holandês Jan Sweelinck e do húngaro Zóltán Kodály

Concerto MEC

No AR em 14/10/2021 - 20:02

O programa desta sexta-feira (15) vai destacar três nomes da música de concerto: Jan Dismás Zelênka, compositor tcheco nascido em 16 de outubro de 1679. 

O holandês Jan Sweelinck, (svílink), falecido em 16 de outubro de 1621, em Amsterdam na Holanda. 

E o compositor húngaro Zóltán Kodály (codái), que estreou sua ópera folclórica Hary Janos (rári iános) em 1926, em Budapeste.

Iniciamos com o compositor tcheco Jan Dismás Zelênka, nascido em 1679, recentemente reconhecido como um dos músicos mais originais de sua época, marcada pela obra de seus contemporâneos Bach, Handel e Vivaldi.  

As harmonias incomuns de Zelênka e sua preferência por saltos repentinos na melodia fazem sua música assumir um aspecto extraordinário. 

Zelênka possuía um conhecimento avançado de contraponto, engenhosidade e desenvoltura na criação de suas obras. 

O holandês Jan Sweelinck, (svílink) foi um compositor, organista e pedagogo nascido em 1562 e que atuou do final da Renascença até o início do Período Barroco. 

Sweelinck foi um dos grandes compositores de obras para lado na Europa e seu trabalho como professor ajudou a estabelecer a tradição do órgão no norte da Alemanha. 

Mestre da improvisação, Sweelinck adquiriu o título informal de Orfeu de Amesterdam, cidade onde faleceu em 16 de outubro de 1621. 

O programa de hoje destaca também a ópera folclórica Háry János (Rári Iános) do compositor húngaro Zóltan Kódaly (zóltán Codái), apresentada pela primeira vez em Budapeste em 16 outubro de 1926. 

Kodaly escreveu na partitura que a ópera Hary János fala sobre um camponês, um soldado veterano que, todos os dias, se senta na taberna contando histórias que ele mesmo inventou. 

São histórias sobre as façanhas heroicas, liberadas por sua imaginação em uma mistura de realismo e imaginação. 

Zoltán Kodaly sempre pesquisou muito a música folclórica da Hungria, como provam as Danças de Galanta, compostas por ele para o aniversário de 80 anos da Sociedade Filarmônica de Budapeste, em 1933. 

As Danças se baseiam na música folclórica de Galanta, cidade onde Kodaly viveu grande parte de sua infância. 

Estas peças representam os primeiros sons de uma orquestra ouvidos pelo compositor, tocadas por uma banda cigana da cidade. 

Em 1800, alguns livros de danças húngaras foram publicados em Viena , e um deles trazia música inspirada em vários temas ciganos de Galanta. 

Kodaly tirou os temas principais dessas antigas publicações. 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 14/10/2021 - 20:02

Mais do programa