Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Paganini e Rachmaninoff são os destaques do Concerto MEC

Programa celebra o nascimento do maestro italiano e relembra os 125 anos da estreia de Concerto número 2, do compositor russo

Concerto MEC

No AR em 26/10/2021 - 12:05

A primeira parte do programa desta quarta-feira (27) comemora o nascimento de Nicolò Paganini, compositor e maestro italiano, virtuoso do violino do século 19, nascido em 27 de outubro de 1782. 

Figura extremamente popular, Paganini gerou uma imagem romântica do virtuoso e que revolucionou a técnica do violino, baseada em suas obras, principalmente nos Caprichos, nos concertos para violino e nos conjuntos de variações. 

A técnica de Paganini exigia um amplo uso de harmônicos e efeitos de pizzicato, novos métodos de dedilhar as cordas e até no modo de afinação. 

Na performance, Paganini improvisou brilhantemente, e era um showman extravagante que usava efeitos complicados, como cortar uma ou duas cordas de violino e continuar a peça nas cordas restantes. 

A primeira parte do programa de hoje comemora o nascimento de Nicolò Paganini, compositor e maestro italiano, virtuoso do violino do século 19, nascido em 27 de outubro de 1782. 

O programa homenageia agora os 125 anos da estreia, em Moscou, do Concerto número 2 para piano e orquestra, opus 18, de Sergêi Rachmaninoff.

O compositor terminou o Concerto em abril de 1901 e o apresentou como solista no início de novembro do mesmo ano, tendo como regente seu primo Alexander Siloti.

O Concerto número 2 de Rachmaninoff é uma das peças mais populares do russo e conseguiu estabelecer sua fama como compositor. 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 26/10/2021 - 19:04

Mais do programa