Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia Carl Maria von Weber nascido em 18 de novembro de 1786

o o compositor, maestro e pianista alemão nasceu em Eutin (Óitin)

Concerto MEC

No AR em 18/11/2021 - 12:05

O programa de hoje destaca e homenageia o compositor, maestro e pianista alemão Carl Maria von Weber, nascido em Eutin (óitin) em 18 de novembro de 1786.

Weber foi um dos primeiros compositores importantes do Período Romântico, e é mais conhecido por suas óperas, tendo se tornado uma figura central na evolução da Ópera Romântica Alemã.

 

O Franco Atirador, de 1821, é uma ópera falada, e que é considerada a primeira ópera alemã, enquanto Eurianthe, escrita em 1823, desenvolveu a técnica do leitmotif.

Já Oberon, composta em 1826, influenciou a criação da música de Sonho de uma Noite de Verão, de Mendelssohn, ao mesmo tempo em que revelou o interesse de Weber pela música de culturas não ocidentais.

Weber é mais conhecido por suas óperas, tendo se tornado uma figura central no desenvolvimento da Ópera Romântica Alemã, como Preciosa, ópera composta entre 1820 e 1821. 

A ópera O Franco Atirador, de 1821, foi o maior sucesso de Weber, onde o compositor procurou retratar a natureza, mostrando os mistérios de uma floresta cheia de elementos da mitologia germânica. 

Fiel à tradição vienense de Haydn e Mozart, Weber foi um compositor do Romantismo que encontrou no Período Clássico sua melhor forma de se expressar musicalmente. 

Além de escrever óperas, Weber foi um excelente compositor de peças para piano, ele mesmo um virtuoso do instrumento, autor de quatro sonatas, dois concertos para piano, e uma peça de concerto que inspirou outros compositores como Chopin, Liszt e Mendelssohn. 

 Mas nenhuma de suas peças para piano é tão conhecida como o Convite à Dança, ou Convite à Valsa, escrita por Weber em 1819, e mais tarde orquestrada por Berlioz. 

 

Tags:  Concerto MEC

Criado em 18/11/2021 - 10:50

Mais do programa