Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o maestro suíço Ernest Ansermet

Ele nasceu 11 de novembro de 1883, na cidade de Vevey

Concerto MEC

No AR em 11/11/2021 - 12:05

O programa de hoje homenageia o maestro suíço Ernest Ansermet (ansermé), nascido em 11 de novembro de 1883, na cidade de Vevey. 

 Amsermet foi contemporâneo de outros regentes famosos, como Wilhelm Furtwângler e Otto Kêmplerer, mas assumiu uma abordagem diferente em seu trabalho e representou uma tradição distinta na história dos maestros.

 Ansermet conheceu Debussy e Ravel na França, e Stravinsky na Suiça, e esses encontros foram o começo de uma longa amizade. 

Em 1918, após a Primeira Guerra, Ansermet fundou a sua própria orquestra, a Suisse Romande, que ele regeu por cinquenta anos, fazendo turnês pela Europa e América com excelentes  apresentações de música moderna.

 

 

No programa em homenagem ao maestro Ansermet, separamos uma obra do compositor romântico, Alexander Borodin, e três obras de Claude Debussy, músico impressionista que se tornou amigo do regente.

Inicialmente, a Sinfonia número 2, de Borodin, com a Orquestra da Suisse Romande regida por Ernest Ansermet. 

Ansermet gravou várias obras de Debussy, como a Pequena Suíte, escrita de 1886 a 1889, para dois pianos, e que foi transcrita em 1907, para uma versão orquestral pelo amigo de Debussy, o maestro Henri Busser.

Em 1909, Debussy foi nomeado Diretor do Conselho do Conservatório de Paris, e uma de suas primeiras tarefas foi fornecer duas obras para os exames de clarinete de 1910.

 A Rapsódia, dedicada ao professor de clarinete do Conservatório Prosper Mimart era, a princípio, só com acompanhamento de piano.

A conhecida Clair de Lune de Debussy faz parte da Suíte Basrgasmaque, escrita pelo compositor em 1905,e gravada pelo maestro Ernest Ansermet e a Orquestra da Suisse Romande, em 1969.

 

Tags:  Concerto MEC

Criado em 11/11/2021 - 10:38

Mais do programa