Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC traz como destaque o Quarteto de Cordas, Caça, de Mozart

Ouça o programa desta quinta-feira (04) na MEC FM

Concerto MEC

No AR em 04/11/2021 - 12:05

O Concerto MEC traz como destaque o Quarteto de Cordas em si bemol maior, k. 458, Caça, de Mozart, que recebeu esse apelido devido ao chamado de caça que abre o quarteto. Este é o quarto de seis quartetos de cordas compostos por Mozart entre 1782 e 1785, e que foi concluído em 1784. 

O Quarteto de Cordas era ainda um meio novo, em desenvolvimento, e seria reconhecido como a forma mais desafiadora de composição, graças ao esforço de Haydn. 

Mozart era um profundo admirador de Haydn e dedicou alguns de seus quartetos ao amigo compositor.  

Haydn inspirou Mozart na composição dos seis quartetos de cordas, como Mozart deixou claro em uma dedicatória, feita na partitura, ao amigo Haydn.

Ouça a MEC FM no player: 

 O programa homenageia também o compositor alemão Felix Mendelssohn, que faleceu na data de hoje em 1847, em Leipzig, com apenas 38 anos de idade. 
    
Fenômeno musical, Mendelssohn já havia escrito aos 16 anos, 12 sinfonias para cordas, sua primeira sinfonia para orquestra, um octeto para cordas e vários concertos. 
    
Tudo isso comprovou a opinião de seu professor Ignaz Moscheles, que previu em seu jovem pupilo, Felix Mendelssohn, alguém com dotes musicais extraordinários. Um Mozart do século 19, como afirmou Robert Schumann. 

As Canções sem Palavras são uma mostra do talento romântico de Mendelssohn, baseadas em peças curtas de compositores como Clementi, Moscheles e Hummel chamadas de handstucke. 
 

 

Tags:  Mozart

Criado em 04/11/2021 - 10:46

Mais do programa