Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o violinista e maestro Yehudi Menuhin

Na segunda parte do programa, o destaque para o pianista israelense Daniel Adni

Concerto MEC

No AR em 13/12/2021 - 12:05

O Concerto MEC homenageia o violinista e maestro Yehudi Menuhin que nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1916.

Menuhin começou a tocar o violino em 1921, tendo aulas com Sigmund Anker. Em 1924, aos sete anos de idade, faz sua primeira apresentação em público, acompanhado de seu professor Louis Persinger. 

Dois anos depois, em 1926, o violinista tocou com a Orquestra de São Francisco, e no ano seguinte, 1927,  ele vai a Paris ter aulas de violini com George Enescu, um destacado professor e compositor romeno, sua principal influência como violinista. 

No mesmo ano, 1927, Menuhin faz sua primeira apresentação no Carnegie Hall, de Nova Iorque, uma das mais famosas salas de concerto do Estados Unidos, conhecida por sua história, arquitetura e por sua acústica. 

Ouça a MEC FM no player.

O programa destaca, nesta segunda parte, o pianista israelense Daniel Adni que completou, neste domingo, 70 anos de idade. 

Adni começou a estudar em Haifa, Israel, onde se apresentou pela primeira vez aos 12 anos. 

Na França, estudou com o pianista lituano Vlado Perlemuter, e conseguiu por três vezes o Primeiro Prêmio do Conservatório de Paris.

Em 1970, Daniel Adni estudou em Zurique, na Suiça, com o pianista Géza Anda, e no mesmo ano, estreou em Londres. 

Em 1976, o pianista ganhou o prestigiado Concurso Audições Internacionais para Jovens Artistas, de Nova York, e em 1981, recebeu o Prêmio Philipp Faucett também para Jovens Artistas. 


 

Criado em 13/12/2021 - 11:00

Mais do programa