Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC relembra soprano alemã Elisabeth Schwarzkopf

Programa homenageia também o compositor, pianista e maestro francês Emile Waldteufel

Concerto MEC

No AR em 09/12/2021 - 17:03

O programa de hoje homenageia o compositor, pianista e maestro francês Emile Waldteufel, conhecido por suas populares peças de salão e nascido em Estraburgo em 9 de dezembro de 1837. 

E na segunda parte, lembramos a soprano alemã Elisabeth Schwarzkopf, nascida em 1915. 

Waldteufel nasceu em uma família de músicos, e seu pai possuía uma orquestra de dança em Estrasburgo. 

Quando seu irmão foi estudar violino no Conservatório de Paris, a família de Waldteufel se mudou para a capital francesa. 

Waldteufel estudou piano no Conservatório, e durante este tempo, a orquestra de seu pai tornou-se uma das mais famosas de Paris, e Waldteufel era convidado com frequência para tocar em eventos importantes. 

Elisabeth Schwarzkopf, soprano alemã


Em 1874, Waldteufel ganhou a simpatia do Rei Eduardo Sétimo, que tornou a música de Waldteufel conhecida em toda a Grã-Bretanha. 

Depois do sucesso na cena musical de Londres, Waldteufel ficou famoso em todo o mundo, época em que compôs suas obras mais conhecidas, como a valsa Os Patinadores, sua peça mais famosa. 

Depois do sucesso na Grã-Bretanha, Waldteufel passou a dar concertos em várias cidades da Europa, incluindo Londres, em 1885, Berlim em 1889, e nos bailes da Ópera de Paris em 1890 e 1891. 

A valsa Très Jolie é desse período de grande sucesso internacional de Waldteufel. 

Com o sucesso das primeiras valsas, Waldteufel decidiu se dedicar inteiramente a compor música de salão, produzindo perto de 270 obras do gênero, incluindo polcas, galopes e valsas como As Sereias, que obteve o maior sucesso entre suas obras, no lançamento na Grã-Bretanha. 

Além de composições originais, Emile Waldteufel fez arranjos de canções populares, como a valsa Estudantina, inspirada em um dueto muito popular da época, e em canções populares espanholas. 

O programa de hoje homenageia também a soprano Elisabeth Schwarzkopf nascida em 9 de dezembro de 1915, cantora alemã muito elogiada por suas interpretações de Mozart, Schubert e Richard Strauss. 

Schwarzkopf é lembrada especialmente, por seu domínio das canções alemãs, conhecidas como lieder. 

Elisabeth Schwarzkopf gravou Im Abendrot, uma das Últimas quatro Canções, de Richard Strauss, composta por Richard Strauss em 1948, para soprano e orquestra. 

Ouça a MEC FM no player.

Criado em 09/12/2021 - 17:03

Mais do programa