Berlim tem cinco orquestras sinfônicas e uma delas acabou de contratar um novo maestro principal. E não é qualquer um. Vladimir Jurowski é um dos maestros mais procurados do mercado. O Concertos Deutsche Welle deste sábado (3) traz a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, com participação da violoncelista Alisa Weilerstein, com obras de Dvořák e Josef Suk.
Cinco orquestras sinfônicas contam um pouco de Berlim. Primeiro, foi uma cidade por muito tempo dividida, fazendo com que orquestras do Leste e do Oeste se apresentassem para públicos diferentes. Segundo, o fato de ainda existirem, 25 anos depois da reunificação da Alemanha, prova o quanto o público da capital alemã é apaixonado por música. Na verdade, se contarmos com as duas orquestras de ópera, temos, na verdade, sete grandes orquestras em Berlim.
O russo Vladimir Jurowski ainda trabalha em Londres e Moscou, então esse é o seu terceiro trabalho, algo que ele considera uma “volta ao lar”. O seu pai também já trabalhou nesta mesma orquestra como maestro convidado principal, nos anos 1990. “Fora da zona de conforto” foi o título de um artigo anunciando Jurowski, à frente da Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, na temporada de 2017-2018, descrevendo-o como amante da música do século 20.
O programa tem um repertório mais tradicional que começa com o “Scherzo fantastique”, do compositor tcheco Josef Suk, e segue com a participação da violoncelista americana Alisa Weilerstein, no Concerto para Violoncelo nº2 de Antonín Dvořák.
Não perca! Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.
Ouça o programa no player.
MEC FM: