Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mikhail Pletnev é o destaque do Concertos Deutsche Welle

Programa traz uma apresentação deste pianista e maestro russo durante o Beethovenfest, em Bonn

Concertos Deutsche Welle

No AR em 02/02/2019 - 17:00

Conhecido como um dos mais fabulosos pianistas da Rússia, Mikhail Pletnev, há algumas décadas, passou a se dedicar quase que exclusivamente à regência. Ele é o fundador e maestro principal da Orquestra Nacional da Rússia, que abriu o Beethovenfest de 2018 em Bonn. O Concertos Deutsche Welle deste sábado (02) traz um pouco desta apresentação, que focou nas últimas obras escritas por Rossini, Schumann, Beethoven e Shostakovich.

Ouça a MEC FM:

O ano de 1990 foi fatídico na Rússia: a União Soviética entrou em colapso, a economia estava cada vez mais em baixa, com instituições nacionais desmoronando e pessoas paradas nas filas das grandes cidades só para comer alguma coisa. Naquele momento muito turbulento, um artista internacionalmente reconhecido e influente chamado Mikhail Pletnev fundou uma orquestra, atraindo os melhores músicos de outros conjuntos de Moscou. Foi uma jogada arriscada, um grupo na Rússia sendo o primeiro deste país a não receber financiamento do governo.

No ano retrasado, apenas 27 anos depois da sua criação, a Orquestra Nacional da Russa, sob a regência de seu fundador Mikhail Pletnev, foi eleita pela revista "Grammophone" como uma das 20 melhores orquestras do mundo.  

Além de sua atuação como maestro da Orquestra Nacional Russa, o programa traz também uma gravação de Pletnev, ao piano, executando obra de Beethoven.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 01/02/2019 - 12:43

Mais do programa