Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a Sinfonia número 15, de Shostakovich

Programa traz uma apresentação no Beethovenfest da Orquestra Nacional Russa, sob a regência de Mikhail Pletnev

Concertos Deutsche Welle

No AR em 09/02/2019 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (09) apresenta um pouco mais da edição do Beethovenfest que ocorreu em setembro de 2018. O foco desta edição será a Sinfonia número 15, última obra do gênero escrita por Dmitry ​Shostakovich, que será interpretada na íntegra pela Orquestra Nacional Russa, sob a regência do pianista e maestro Mikhail Pletnev.

A carreira de Mikhail Pletnev como regente não foi tão fácil quanto a sua atuação no piano. Na verdade, muitos ainda o consideram um magnífico pianista que foi desviado. Mas, basta observar a condução Pletnev na orquestra que fundou, para perceber o talento para regência. A arte de Pletnev como maestro foi o destaque deste concerto no Beethovenfest, que focou nas últimas obras dos compositores antes de se despedirem do mundo da música. 

Shostakovich ficou muito doente quando escreveu sua décima quinta sinfonia. Perto do final da peça, você até parece ouvir as máquinas no hospital mantendo-o vivo (quando os percussionistas tocam o que soa como um ruído de fundo). Então, tudo fica em silêncio. No começo, Shostakovich cita a abertura de Guilherme Tell, de Rossini. O próprio Shostakovich comparou a abertura de sua última sinfonia a uma loja de brinquedos, citando músicas conhecidas, incluindo algumas de suas próprias obras, como se fossem marionetes. O que não deixa de ser um pouco macabro. A Sinfonia número 15, de Shostakovich, é um trabalho misterioso, resumido por seu amigo e estudante Boris Tischenko como "risadas do além".

Esta apresentação com a Orquestra Nacional Russa, sob a regência do maestro Mikhail Pletnev, foi gravada ao vivo pela Rádio da Alemanha Ocidental de Colônia, no World Conference Center, em Bonn, em 1º de setembro de 2018.

Ouça no player acima.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.
 

Criado em 08/02/2019 - 12:27

Mais do programa