Neste sábado (11) confira mais uma edição do Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a apresentação da Academia de Música Antiga de Berlim, que destacou sinfonias de Beethoven e Carl Phillipp Emmanuel Bach.
Fundada na Berlim Oriental em 1982, a Akademie für Alte Musik Berlin (ou Academia de Música Antiga de Berlim) já viajou por vários continentes e realiza cerca de cem apresentações por ano. O grupo, porém, não deixa de lado as suas raízes da capital alemã e elabora regularmente suas próprias séries de concertos no Konzerthaus e no Ópera Estatal de Berlim.
O sucesso da Academia de Música de Berlim é medido por muitos prêmios e mais de um milhão de CDs vendidos. Mas onde está o condutor? Na verdade, uma das principais características da Academia é a ausência de um maestro. Todos os membros se reúnem para dar opiniões e fazer decisões pelo grupo. Segundo o clarinetista Ernst Schlader, isso muitas vezes torna os ensaios bem cansativos, mas, no final, vale o esforço.
Outra característica bem marcante da Academia de Música Antiga de Berlim é o fato de eles se apresentarem de pé, interagindo entre si e com a plateia.
Acompanhe a apresentação da Academia de Música Antiga de Berlim, durante a edição de 2019 do Beethovenfest, no Concertos Deutsche Welle, que vai ao ar neste sábado, às 18h, na MEC FM.