Neste sábado (29) confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a edição mais recente do Festival de Música de Berlim, que ocorreu em setembro de 2020, e trouxe obras de Alfred Schnittke e Ludwig van Beethoven.
O ponto inicial do concerto de hoje será a União Soviética na década de 1970, com uma música de Alfred Schnittke. Com funções oficiais como compositor de cinema e teatro, Schnittke frequentemente reciclava suas ideias musicais em peças muito originais que ele chamou de "poliestilísticas", e que lhe deram a reputação de ser um arquiteto musical. Em seu “Concerto Grosso nº 1”, de 1978, Schnittke encena um choque de séculos: a peça salta no tempo em uma variedade de estilos.
Outra obra de destaque no programa é a famosa Quinta Sinfonia, de Beethoven, Pode até parecer que uma peça de Beethoven fique deslocada em meio a um repertório praticamente todo voltado para música mais contemporânea. Entretanto, segundo o maestro Vladimir Jurowski, se analisarmos esta sinfonia, acharíamos que ela é, na verdade, uma composição altamente moderna.
O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.