Confira o Concertos Deutsche Welle, deste sábado (05), produzido pela emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a edição mais recente do Festival de Música de Berlim, que ocorreu em setembro de 2020.
A obra de destaque do programa foi o concerto para violino intitulado “Em memória de um anjo”, que Alban Berg escreveu para Manon Gropius, filha de seus amigos Alma Mahler Werfel e Walter Gropius.
Manon morreu de poliomielite aos 18 anos, em 1935. Ironicamente, o próprio Berg tinha apenas mais alguns meses de vida pela frente - ele morreria de envenenamento do sangue aos 50 anos. Não sabemos se Berg estava prevendo sua própria morte, mas, para o maestro Kirill Petrenko, parece que os grandes artistas sempre sentem quando a sua hora está chegando.
Além desta obra de Alban Berg, interpretada pelo violinista Frank Peter Zimmermann, a Orquestra Filarmônica de Belim, sob a regência de Kirill Petrenko, o programa traz também composições de Béla Bartók, Benjamin Britten e Antonin Dvorak.
O Concertos Deutsche Welle vai ao ar aos sábados, às 17h, na MEC FM.