Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira os melhores momentos do Beethovenfest, no Concertos Deutsche Welle

O programa inicia uma série com memoráveis concertos realizados em edições do Beethovenfest, com alguns dos maiores maestros do mundo

Concertos Deutsche Welle

No AR em 28/08/2021 - 17:00

Neste sábado (28) confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa inicia uma série com os melhores momentos do Beethovenfest, com participação de alguns dos maiores maestros do mundo: Harnoncourt, Dudamel e Kurt Masur. 

A edição iniciou com um concerto realizado em 2 de outubro de 2000, quando Nikolaus Harnoncourt trouxe seu Concentus musicus de Viena para o Beethovenfest, em Bonn. A Deutsche Welle estava lá para registrar a apresentação da sinfonia de Haydn com o subtítulo "A Rainha". O impacto de Harnoncourt na música foi tão grande que se tornou referência para os outros maestros.

Harnoncourt, que morreu em 2016, conduzia não apenas com a batuta, mas com as mãos, os olhos, com toda a presença emocional e intelectual. Outro maestro que exalava força em sua personalidade era Kurt Masur. Décadas de trabalho com a orquestra Gewandhaus em Leipzig, deram-lhe respeito e grande prestígio. Em seguida, ele levou a disciplina musical alemã para o Novo Mundo e liderou a Filarmônica de Nova York por onze anos, sendo muito aclamado pela crítica. Mais tarde, assumindo a Orquestra Nacional da França, Kurt Masur descreveu o encontro como "amor à primeira vista". E esse amor mútuo transparece em uma apresentação realizada do Beethovenfest de 2005, com a Orquestra Nacional da França e o maestro Kurt Masur interpretando a Sinfonia em Ré menor, de Cesar Franck.

E esta série com alguns momentos memoráveis do Beethovenfest não poderia deixar de lado o superastro do pódio e da mídia Gustavo Dudamel. 
Nascido e criado na Venezuela, Dudamel se beneficiou do exemplar sistema de educação musical que o país oferecia na época. Em 1999, tornou-se diretor musical da Orquestra Juvenil Simón Bolívar, formada por talentosos estudantes de música, alguns deles vindos de regiões de grande vulnerabilidade social. Em 2004, Dudamel ganhou o primeiro “Concurso de Regência Gustav Mahler” e, um ano depois, estava em Bonn, no Beethovenfest, em um concerto que foi considerado um trampolim para sua carreira. 

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 28/08/2021 - 10:22

Mais do programa