O Concertos Deutsche Welle deste sábado (20) segue com a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, que ocorreu em junho de 2021, com obras de Stravinsky e Felix Mendelssohn.
O Festival de Música de Rheingau foi criado em 1987 com o intuito de ser um festival de ópera. Mas, como não havia recursos suficientes na época, o fundador Michael Herrmann começou apenas com música de câmara. Obras orquestrais e oratórios com grandes corais vieram depois. E hoje, o evento oferece uma mistura de música clássica, jazz, world music e pop. Durante a edição de 2021, a Orquestra Sinfônica da Rádio de Frankfurt, sob a regência de Andrés Orozco-Estrada, apresentou um repertório inteiramente dedicado a compositores românticos. A obra de destaque do programa, que encerrou o festival, foi a Sinfonia número 5, de Mendelssohn, também conhecida como Sinfonia da Reforma.
Mendelssohn compôs essa obra para celebrar o tricentésimo aniversário da Confissão de Augsburgo, que foi um dos primeiros textos protestantes fundamentais, escrito em 1530 pelo teólogo e reformador da igreja Martinho Lutero. Foi durante uma viagem à Itália que Felix Mendelssohn começou a estudar os corais de Lutero, que serviram de base para a sua sinfonia.
Ouça o programa completo no player acima.
O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.