Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concertos Deutsche Welle segue com a edição mais recente do Beethovenfest, de Bonn

No programa, obras dedicadas ao mito de Prometeu, de Liszt, Beethoven, Wagner e Alexander Scriabin.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 18/12/2021 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (18) segue com a apresentação que ocorreu em 3 de setembro de 2021, durante o Beethovenfest, com obras Liszt, Beethoven, Wagner e Alexander Scriabin. 

A temática desta apresentação do Beethovenfest girou em torno de Prometeu, o titã grego que trouxe o fogo para a humanidade, possibilitando a civilização, mas também trouxe todas as coisas não tão boas que a acompanham. O compositor húngaro Franz Liszt também era fascinado por este mito, e em seu poema sinfônico, "Les préludes", ele lida com a lenda grega de uma forma mais simbólica, sem uma recontagem da história. 

A lenda Prometeu é frequentemente representada na literatura e nas artes como um lutador pela humanidade. Mas aos olhos do compositor Alexander Scriabin, a figura grega era algo ainda maior. Ele fez do titã o tema de sua última obra orquestral, "Prométhée - Le poème du feu" ou "Prometheus - o poema de fogo". Scriabin considerava Prometeu não apenas o portador da civilização, mas também um símbolo de criatividade e sensibilidade.

Confira estas obras de Franz Liszt e Alexander Scriabin interpretadas pela Orquestra Beethoven, sob a regência de Dirk Kaftan. O programa traz, também, o Prelúdio do terceiro ato da ópera “Lohengrin” de Richard Wagner, e uma gravação da Abertura "Egmont" de Beethoven, com a Orquestra de Câmara Alemã de Bremen, sob a regência de Paavo Järvi.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 13/12/2021 - 09:04

Mais do programa