Ao entrar no espírito dos vibrantes anos 20, o Concertos Deutsche Welle deste sábado (01) visita o Festival Kurt Weill em Dessau, com música de Weill, Ernst Krenek e Igor Stravinsky.
Nascido em 1900, Kurt Weill era filho do chazan da Sinagoga de Dessau. Um chazan é a figura que guia a recitação das orações. Prevendo o que aconteceria depois que os nazistas tomaram a Alemanha em 1933, Weill imigrou para a França, e três anos mais tarde, para Nova York, onde se tornou um compositor da Broadway. Weill é até hoje celebrado nos Estados Unidos, mas na Alemanha pós-guerra, ele e sua música foram muito negligenciados – com exceção da obra mais conhecida de seu trabalho, "A Ópera dos Três Vinténs", escrita em colaboração com o autor alemão Bertold Brecht. O compositor foi quase que totalmente esquecido em sua cidade natal, Dessau. Após a união das duas Alemanhas, as pessoas em Dessau trataram de corrigir esse erro.
Com a Fundação Kurt Weill, situada em Nova York, acharam que seria bom para as pessoas em Dessau relembrar seu conterrâneo e criar um festival ou um memorial para pensar em Kurt Weill e para celebrá-lo como um dos grandes compositores do século 20. O festival teve sua primeira edição em 1992, e hoje com apenas 24 anos, já pode ser considerado um festival um sucesso.
A performance que teremos nesta edição do programa é daquela que foi eleita orquestra alemã do ano de 2015, a Filarmônica Estatal Alemã da Renânia-Palatinado.
Ouça a MEC FM ao vivo, clicando no player abaixo.
Não perca, Concertos Deutsche Welle! Sábado, a partir das 16h30, na MEC FM.