Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça Antônio Carlos Secchin, Renato Farias e André Pessôa em programa sobre João Cabral de Melo Neto

Se estivesse vivo, poeta estaria completando 100 anos em janeiro de 2020

Assinar podcast

Conversa com o Autor

No AR em 18/12/2019 - 00:00

Este é um programa que marca o início das comemorações pelo centenário de João Cabral de Melo Neto, na Rádio MEC. É um Conversa com o Autor Especial de fim de ano com histórias da vida do poeta e também leituras de poesias dele. O programa recebe Antônio Carlos SecchinRenato FariasAndré Pessôa para essa homenagem.

O escritor, ensaísta, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras Antônio Carlos Secchin é um profundo conhecedor da obra de João Cabral de Melo Neto. O ator, apresentador, roteirista e diretor teatral Renato Farias dirigiu e escreveu a peça "João Cabral". Já o professor de literatura, pesquisador e poeta André Pessôa trabalha com textos de João Cabral com estudantes universitários.

São três participações com análise, leitura de poesias, observações da forma poética e histórias sobre como agia ou pensava o poeta no cotidiano. João Cabral de Melo Neto é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Foi o primeiro a ganhar o prêmio Camões, concedido pelos governos do Brasil e Portugal. Trabalhou como diplomata e viveu em vários países, mas sua obra não deixou de refletir a realidade brasileira e, em particular, a nordestina como pode ser visto em obras  como “Morte e Vida Severina”, “Cão sem plumas” e “A educação pela pedra”. Sua vivência na Espanha, especialmente na Andaluzia, está presente no celebrado “Sevilha andando”.

Este programa foi gravado na Livraria da Travessa de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, em evento que reuniu o público para assistir e ouvir os três convidados que contribuíram para a divulgação e mais conhecimento sobre a obra de João Cabral de Melo Neto.

 Antônio Carlos Secchin, Renato Farias, Katy Navarro e André Pessôa

Criado em 16/12/2019 - 15:28

Mais do programa