Este é um programa que marca o início das comemorações pelo centenário de João Cabral de Melo Neto, na Rádio MEC. É um Conversa com o Autor Especial de fim de ano com histórias da vida do poeta e também leituras de poesias dele. O programa recebe Antônio Carlos Secchin, Renato Farias e André Pessôa para essa homenagem.
O escritor, ensaísta, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras Antônio Carlos Secchin é um profundo conhecedor da obra de João Cabral de Melo Neto. O ator, apresentador, roteirista e diretor teatral Renato Farias dirigiu e escreveu a peça "João Cabral". Já o professor de literatura, pesquisador e poeta André Pessôa trabalha com textos de João Cabral com estudantes universitários.
São três participações com análise, leitura de poesias, observações da forma poética e histórias sobre como agia ou pensava o poeta no cotidiano. João Cabral de Melo Neto é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Foi o primeiro a ganhar o prêmio Camões, concedido pelos governos do Brasil e Portugal. Trabalhou como diplomata e viveu em vários países, mas sua obra não deixou de refletir a realidade brasileira e, em particular, a nordestina como pode ser visto em obras como “Morte e Vida Severina”, “Cão sem plumas” e “A educação pela pedra”. Sua vivência na Espanha, especialmente na Andaluzia, está presente no celebrado “Sevilha andando”.
Este programa foi gravado na Livraria da Travessa de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, em evento que reuniu o público para assistir e ouvir os três convidados que contribuíram para a divulgação e mais conhecimento sobre a obra de João Cabral de Melo Neto.