Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ao vivo: acompanhe Brasil X Holanda, na disputa do 3º lugar, direto de Brasília

Depois da derrota por 7 a 1 para a Alemanha, seleção tenta encerrar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O trauma da derrota para a Alemanha por 7 a 1 na terça-feira não será esquecido tão cedo. No entanto, a Seleção Brasileira tem o desafio vencer a Holanda  e encerrar a Copa do Mundo, ao menos, em terceiro lugar, neste sábado, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O adversário perdeu para a Argentina nos pênaltis e chega ao jogo com o sentimento de que poderia chegar à final. A Holanda, aliás, foi o algoz do Brasil na África do Sul (2010) e pode, agora, aprofundar a crise que se abateu no comando do futebol brasileiro. 
 

Nos bancos de reservas, o jogo promete também pelo encontro entre os desafetos Felipão (bastante ameaçado no cargo) e Louis Van Gaal. O brasileiro chegou, durante a campanha, a chamar o holandês de mal intencionado por conta de comentários sobre suposto favorecimento do calendário de jogos à seleção do país da casa.

 

O duelo entre Brasil e Holanda começa às 17h e terá transmissão a partir das 16h pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras) e pelo Portal EBC.

 

Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmite o jogo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player no topo da página ou acesse o site das Rádios EBC. Você também pode baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu  dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

 

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC

 

Escalação

 

A equipe brasileira deve iniciar com uma formação bastante diferente daquela que foi goleada pela Alemanha, na terça-feira. Durante os últimos treinamentos, o técnico sacou os atacantes Fred, Hulk e Bernard, além do volante Fernandinho. Thiago Silva foi poupado do último coletivo, mas deve jogar. Assim, a escalação deve ter Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Oscar e Willian; Jô.

 

Os holandeses devem ter a mesma escalação que acabou perdendo para a Argentina na quarta-feira. A equipe poderá ter Cillessen, Kuyt, Vlaar, De Vrij e  Martins Indi (Janmaat), Blind, Georginio Wijnaldum, Sneijder e De Jong (Clasie), Robben e Van Persie.

 

Desfalques

 

Nenhum jogador foi suspenso nas semifinais. No entanto, o Brasil sentirá, de novo, a falta de Neymar, craque da equipe, e que deverá fica mais de um mês sem poder ter atividade ligada ao futebol. O camisa 10 da seleção, porém, fez questão de aparecer na Granja Comary para apoiar a equipe e se manifestar sobre a derrota.

 

 
 
Os craques
 

Mesmo depois da derrota histórica para a Alemanha, o zagueiro David Luiz manteve a imagem de um dos principais jogadores da equipe. Neste sábado, ele pode ter, novamente, a companhia de Thiago Silva. A dupla teve bom aproveitamento na Copa, inclusive no ataque.

 

Na Holanda, o atacante Robben não foi decisivo contra a Argentina, perdeu uma chance de gol no final da prorrogação, mas mantém o status de principal esperança da equipe. Além dele, Sneijder, que teve bons momentos na última partida (mesmo com a perda de um pênalti), pode criar problemas para a traumatizada zaga brasileira.

 

 

Histórico

 

As tradicionais seleções já se encontraram 11 vezes, e o retrospecto indica total equilíbrio. Foram três vitórias para cada seleção, e cinco empates no restante das partidas. Além das quartas de final de 2010, quando a Holanda venceu o Brasil de virada por 2 a 1, as equipes fizeram duelos inesquecíveis nas outras quatro vezes que se enfrentaram em Copas do Mundo.

 

Em 1974, os europeus também levaram a melhor, com uma vitória por 2 a 0.  Em 1994 e 1998, o Brasil eliminou o adversário, primeiro, em um jogo com 3 a 2, e na Copa seguinte, vencendo nos pênaltis. 

 

 

Arbitragem

 

O árbitro escolhido para a disputa do terceiro lugar foi o argelino Djamel Haimoudi, de 43 anos. Ele comandou outros três jogos no Mundial: a vitória da Holanda sobre a Austrália, o empate da Costa Rica e Inglaterra, pela fase de grupos, e também a vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, pelas oitavas de final. 

 

O juiz será auxiliado pelo compatriota Abdelhak Etchiali e pelo marroquino Redouane Achik.

 

 

Estádio
 

O palco da disputa do terceiro lugar, despedida do Brasil da Copa do Mundo, o Estádio Nacional Mané Garrincha foi sede para  as vitórias da Suíça contra o Equador (2 a 1), da Colômbia diante de Costa do Marfim (2 a 1), do Brasil sobre Camarões (4 a 1) e de Portugal  perante Gana (2 a 1), pela fase de grupos. O estádio teve ainda a vitória da França sobre a Nigéria, por 2 a 0 pelas oitavas.

 

O estádio tem capacidade para 69.349 pessoas


Ficha do jogo

Brasil X Holanda
Data: 12 de julho de 2014
Horário: 17h
Estádio: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Auxiliares: Abdelhak Etchiali (AALG) e por Redouane Achik (MAR).
Transmissão: Rádio Nacional para Rede Pública de Rádios



*Com informações da Fifa


Edição: Ana Elisa Santana



Argentina vence Holanda nos pênaltis e vai à final contra Alemanha

Criado em 12/07/2014 - 15:57 e atualizado em 12/07/2014 - 18:03