Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alerta e esclarecimento no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Campanha Internacional faz abordagem positiva na luta contra a doença

Os números previstos pela União Internacional de Controle de Câncer é de cerca de 19,3 milhões de pessoas por ano, até 2015.

 

Para o médico oncologista, Fernando Cotait Maluf, é mais barato para os governos investirem na prevenção do que tratar as consequências. "Este é um conceito importante de incutir na cabeça das pessoas. Existe hoje o conceito de prevenção primária que são orientações sobre estilo de vida e vacinações, que conseguem claramente diminuir as chances de alguém contrair qualquer tipo de tumor", esclarece o médico.

 

Segundo o oncologista, quando o diagnóstico é feito, se não for precoce, os tratamentos são extremamente custosos para o sistema de saúde do país. É tão importante o estilo de vida na prevenção do câncer, porque estudos científicos apontam para isto. "Por exemplo, se uma pessoa tem um câncer de intestino e faz uma dieta rica em açúcar, a chance de uma reicindência da doença é o dobro, em relação a quem tem o mesmo tratamento mas tem uma dieta diferente", diz Fernando.

 

Para quem tem câncer de mama e persiste em estar acima do peso e sem fazer nenhum exercício físico, a chance de reincidência pode aumentar em 30% a 40%.

 

O médico afirma que o estilo de vida é uma arma tão poderosa, não só para quem é saudável como para quem quer evitar uma recidiva.

 

Ouça mais:

Hoje é Dia Mundial de Combate ao Câncer

 

Confira esta entrevista ao programa Cotidiano,que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez Vilela.



Criado em 04/02/2015 - 18:18 e atualizado em 04/02/2015 - 17:11