O médico neurologista, Deusvenir de Souza Carvalho, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, explica que nas mulheres um dos fatores principais que causam dor de cabeça são os hormônios, principalmente o estradiol. "Fora isso, temos o estresse da mulher de hoje. Elas acrescentaram a sua vida hoje hábitos que antigamente eram dos homens", fala o médico.
O neurologista diz que na medicina a dor de cabeça é um sintoma. Na classificação atual há mais de 150 possíveis diagnósticos de diferentes dores de cabeça. Cerca de 90% da população do planeta tem dor de cabeça em algum momento da vida.
No caso das dores em que a pessoa não consegue fazer nada, ou a chamada dor incapacitante, esta é a considerada enxaqueca e é preciso procurar um especialista. "Certos alimentos contêm substâncias que simulam neurotransmissores para dar o pontapé inicial para a crise de enxaqueca. Por exemplo: queijo curado, chocolate, frutas muito ácidas, certo alimentos gordurosos", diz o médico.
Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Cotidiano.
Ouça mais:
Seminário debate importância da água para agricultura e saúde
O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14 horas, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.