Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Puberdade precoce pode ocorrer por causa da exposição visual sexual

Médico indica que pais fiquem atentos e prestem atenção nos filhos

Pais estão espantados com a primeira menstruação de suas filhas que chega cada vez mais cedo. O médico endocrinologista, Sérgio Vêncio, diz que a puberdade precoce está ocorrendo com meninos e meninas. Antigamente, fala ele, os meninos cresciam no Exército, ou seja, eles entravam com determinada altura e saiam com outra completamente diferente, mas hoje não, com 14 ou 15 anos, os meninos já estão encerrando a puberdade.

 

No caso das meninas, antigamente elas menstruavam com 14 ou 15 anos, mas esta nova geração, de 2000 para cá, raramente se vê uma menina chegar aos 14 anos sem menstruar. Meninas que menstruam aos nove anos de idade já é considerada puberdade precoce. O médico recomenda que os pais fiquem bem atentos a ordem natural. Primeiro é o crescimento das mamas, depois o aumento dos pelos e em seguida a menstruação. Atualmente, provavelmente, por conta da exposição visual, as meninas possuem acesso a conteúdos sexuais pelas redes sociais, os hormônios presentes nas carnes de frango, adoçantes, conservantes, corantes, alimentação industrializada podem acelerar à menstruação.

 

A menstruação é o encerramento do ciclo da menina que sai da infância e entra para a adolescência, mas isto tem que ocorrer junto com uma maturidade psicológica. Quando a menina menstrua, ela já pode engravidar, o seu ovário já está pronto para produzir os hormônios e preparar o útero para a gravidez.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Cotidiano.

 

Ouça mais:

Terminais rodoviários de Brasília ganham novas instalações

 

Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com a jornalista Luiza Inez.



Criado em 20/04/2015 - 19:20 e atualizado em 20/04/2015 - 17:33