O biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como “Dr. Bactéria”, foi o entrevistado desta quarta-feira (20) do programa Cotidiano. Ele falou sobre curiosidades do mundo dos microrganismos.
O biomédico esclarece que cerca de 90% do nosso corpo é formado por germes, mas a maior parte são do “bem” e ficam em órgãos externos como pele, boca, intestino, nas mãos. “Dentro dos órgãos internos não tem nenhuma bactéria, senão você teria uma infecção”, diz o Dr. Bactéria.
Roberto Martins alerta que as bactérias agem como defesa do organismo. “A quantidade de bactérias é tão grande, tão grande, que elas não permitem que bactérias patogênicas entrem”, afirma.
O Dr. Bactéria alerta que é automedicação e o uso desnecessário de antibióticos pode matar esses organismos de defesa.
Certo ou errado
O biomédico respondeu perguntas da apresentadora Rejane Limaverde, como a de que o gelo utilizado nas bebidas em fast foods, restaurantes é mais contaminado que água dos vasos sanitários desses mesmos locais.
De acordo com o Dr. Bactéria, a afirmação está “certíssima”. “Nós fizemos uma pesquisa, até para comprovar uma já realizada nos Estados Unidos. Descobrimos que 70%, 80%, das lanchonetes fast food de shopping, o gelo é mais contaminado que a própria água do vaso sanitário.”
Na entrevista o Dr. Bactéria também fala sobre contaminação de aparelhos de secar a mão disponíveis em alguns shoppings de banheiro, bolsas, interruptores de energia e botão de elevador. Também responde perguntas como onde encontramos mais bactérias no piso do banheiro ou na tampa do vaso sanitário e dá dicas de limpeza.
Para ouvir, basta clicar no player no topo da matéria!
O Cotidiano vai ao ar, de segunda a sexta-feira, das 14h as 15h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Rejane Limaverde.
Ouça também: Conheça o perigo de tratar queimaduras domésticas de forma caseira