Esta segunda-feira , 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. No Brasil, acidentes de trabalho estão entre as principais causas de cegueira em um dos olhos. Para falar do tema o programa Cotidiano entrevistou o oftalmologista, Luis Felipe Diniz.
Ele reforça que apesar de usar a proteção, muitos não usam os óculos de grau, então a deficiência visual acaba levando ao acidente. Quanto aos equipamentos de segurança, segundo o médico, muitos alegam que o serviço era pequeno e rápido e que esqueceu de pegar os óculos e aí, quando menos espera, cai um objeto pontiagudo ,faísca ou objeto de metal no olho e acaba levando à cegueira.
Segundo o médico, os ferimentos mais comuns nos olhos não são de profissões arriscadas que exigem aparelhos de proteção, mas a maioria é de acidente domésticos, objetos pontiagudos, produtos de limpeza, como água sanitária, por exemplo, que pode perfurar a córnea. Luis Felipe Diniz esclarece que uma leve pancada também pode levar à cegueira, hemorragia,catarata, descolamento da retina e glaucoma.
O oftalmologista explica o que deve ser feito em caso de acidente com água sanitária: "na hora deve-se lavar com água corrente abundante, pelo menos cinco minutos para tentar tirar o máximo possível da água sanitária. Depois fechar os olhos e ir para o oftalmologista para ver o tamanho do estrago que foi feito. O quanto antes lavar, melhor", esclarece.
Saiba o que fazer em casos de pancada ou acidentes com objetos ou material químico nos olhos, nesta entrevista ao Cotidiano na Rádio Nacional de Brasília.
Médico alerta para proteção dos olhos durante práticas esportivas
Cuidados com a visão devem ser tomados nas férias