Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hipotireoidismo: especialista explica diagnóstico e sintomas

Especialista diz que há maior prevalência nas mulheres, mas a doença

Já ouviu falar em hipotireoidismo? Em entrevista ao programa Cotidiano, a médica especialista em Endocrinologia e Metabologia e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Carolina Meireles, explicou que o hipotireoidismo é uma deficiência que ocorre na glândula tireóide, que é localizada no pescoço.

 

Segundo a médica, o hipotireoidismo vai acontecer quando a tireóide não estiver conseguindo funcionar corretamente. Nesse momento, os sintomas começam a aparecer. Carolina Meireles diz que os sintomas vão desde cansaço excessivo, alteração do humor, choro fácil, memória ruim, pele ressecada, queda de cabelo, menstruação irregular, aumento de peso, colesterol alto, intestino preso e entre outros.

 

A médica lembra que a doença acontece em qualquer sexo e idade, e geralmente o diagnóstico é feito após alguns exames que detectam alterações.

 

A especialista diz que mais ou menos um quinto da população, tem alguma forma de hipotireoidismo, mais leve ou mais grave. Entretanto, ela ressalta que a maioria não sabe, e muitas vezes acham que o cansaço excessivo é normal do dia a dia, e não buscam o diagnóstico.

 

Carolina Meireles também diz que o hipotireoidismo acomete até recém-nascidos e quando isso ocorre é muito grave, porque esse hormônio é basicamente responsável por todo desenvolvimento neurológico da criança. Ela alerta que se o diagnóstico não for precoce, a criança terá retardo mental, geralmente irreversível. A médica ressalta a importância do teste do pezinho, que inclui o exame da tireóide.

 

Saiba mais sobre o hipotireoidismo nesta entrevista ao Cotidiano, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



Nódulos na tireóide vão afetar 60% da população brasileira durante a vida

Criado em 18/02/2016 - 19:28 e atualizado em 18/02/2016 - 17:27