Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

É Assim Que se Fala: confira as dicas da professora Dad Squarisi

A professora Sad Squarizi atendeu a uma ouvinte que leu uma frase que

A professora, colunista de jornal com dicas de Português, escritora e autoras de livros, Dad Squarisi, tira dúvidas da língua portuguesa no quadro "É Assim Que se Fala", do programa Cotidiano.

 

Nesta segunda-feira (7), Dad atendeu a ouvinte Joana, de Sobradinho. A ouvinte pediu pra professora explicar a seguinte frase: "Ela conta como o grupo que criou a permite trabalhar o empoderamento das mulheres no país". A professora explica que o problema da frase está no verbo "permitir" porque quem permite, permite alguma coisa a alguém. A frase correta deveria ser: "Ela conta como o grupo que criou lhe permite trabalhar o empoderamento das mulheres no país".

 

Já o ouvinte Cláudio, da Asa Sul, pediu para a professora explica o uso da palavra "mesmo". Dad explica que mesmo reforça o nome ou o pronome, por exemplo: eu mesma fiz os trabalho, eles saíram mesmo às 18 horas, ele disse mesmo a verdade. "Agora não se usa mesmo no lugar do substantivo ou do pronome, por exemplo: 'liguei pro gerente mas o mesmo não respondeu', aí está erradíssimo", reforça.

 

Ouça as dicas da professora Dad Squarisi sobre o adjetivo "quite" e o verbo haver, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Ines Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



É Assim Que se Fala: saiba como utilizar corretamente o pronome mesmo

Criado em 07/03/2016 - 22:14 e atualizado em 07/03/2016 - 19:08