Além de atletas, os Jogos Paralímpicos também têm destacado a história de superação de outras personalidades que lutam pela acessibilidade e contra o preconceito. No carregamento da tocha paralímpica, por exemplo, participaram vários artistas. Dois deles chamaram bastante a atenção dos espectadores: os músicos Herbert Vianna e João Carlos Martins.
Cantor da banda "Os Paralamas do Sucesso", Herbert ficou paraplégico em 2001. Ele pilotava um ultraleve quando perdeu o controle da aeronave e caiu no mar. Além do movimento das pernas, o compositor perdeu a esposa no acidente. Depois de quase dois anos de recuperação e de receber muito apoio dos fãs, Herbert voltou aos palcos.
Já o maestro João Carlos Martins sofreu alguns incidentes durante a vida que lhe retiraram boa parte do movimento das mãos. O pianista de 76 anos passou por dezenas de cirurgias e os médicos chegaram a dizer que ele nunca mais voltaria a tocar. Ele havia dedicado a vida ao piano e era considerado um dos grandes intérpretes do compositor clássico alemão Johann Sebastian Bach.
Determinado a não abandonar a música, trocou as teclas pela batuta e tornou-se maestro. Mas não se contentou com a regência. Apesar da limitada mobilidade dos dedos, ainda toca piano. Além de participar do carregamento da tocha, João Carlos tocou o Hino Nacional na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos.
Confira mais informações no player.
Cultura é Você é produzido e apresentado por Isabela Azevedo e vai ao ar em diversos horários nas emissoras de rádio da EBC. Para oferecer sugestões ao programa, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.