Nesta edição do Em Conta, os destaques são as conquistas conseguidas pela mulher nos últimos dez anos, comparando-se os dados dos Censos de 2000 e de 2010.
Os números, lógico, não escondem a diferença que ainda existe no rendimento da mulher, na média 69% do conseguido pelo homem, este com nível educacional menor.
Outra diferença apontada pela Pesquisa do IBGE é quanto às diferenças que existem entre as próprias mulheres, dependendo da cor, região e do grau de ensino.
Entre as conquistas, o aumento para 64% das mulheres “pias” - pessoas em idade economicamente ativa, e a subida para 58% no número delas em empregos formais.
O principal ponto deste Em Conta, todo ele voltado às conquistas da mulher, é a fala da secretária de Articulação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da Repúiblica:
- Sem as contribuições das mulheres para o rendimento familiar, a pobreza seria muito maior, se estas mulheres não estivessem trabalhando e contribuindo.
Saiba mais sobre a pesquisa do IBGE
No Trocando em Miúdo, o destaque também são as conquistas mostradas pelas mulheres.
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Eduardo Mamcasz.. Continue participando: emconta@ebc.com.br