Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

IRPF 2015: saiba como declarar a venda de sua casa no imposto de renda

São três as situações a serem seguidas na hora de declarar o lucro

No Em Conta desta quarta-feira (4) você fica sabendo, com o analista tributário da Receita Federal, Francisco Pinto de Souza, como preencher mais um detalhe na declaração do Imposto de Renda. Ela diz respeito se por acaso a pessoa ouvinte cidadã, em 2014, vendeu sua residência. De qualquer forma, essa venda tem que ser declarada, com o CPF do comprador.

 

A questão esclarecida hoje é a respeito do imposto que deveria, ou não, ter sido pago, até um mês depois da venda e, agora, ser colocado na declaração. Pode haver situação de isento de imposto, troca por outra residência ou até se, nesse caso, houve alguma sobra de dinheiro que, daí sim, também deveria ter sido pago o imposto. Saiba os detalhes na Entrevista de Valor.

 

Ouça outras dicas sobre a declaração de imposto de renda

 

No Trocando em Miúdo,  a prosa é sobre as diversas situações de dependência que podem ser usadas na declaração do Imposto de Renda quando, em alguns casos, passa a ser conjunta, se o dependente, por exemplo, teve algum rendimento, mesmo que pequeno.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br.

 

Obrigado pelos diversos e-mails que estão sendo mandados com dúvidas na declaração do Imposto de Renda. Destacamos hoje:

“ Em uma doação de imóvel a ser declarada no IRPF tenho a seguinte dúvida. O imóvel é declarado no IRPF de 2014 em 20.000 e foi doado em 2014 pelo valor venal atual, contando da escritura de 80.000, com o recolhimento do ITCMD
A doação deve ser declarado como doação no IRPF com que valor? 20.000 ou 80.000? Pode ser declarado pelo valor do IR do ano passado? Incide Ganho de Capital nesse caso – GCAP?” (Alan Edgard).

 

 



Criado em 04/03/2015 - 11:11 e atualizado em 04/03/2015 - 13:19