Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara de Niterói aprova PL que autoriza internação compulsória de pessoas em situação de rua

Validade da lei está suspensa por suspeitas de descumprimento do regimento da casa; vereadores temem abusos na sua aplicação

Revista Rio

No AR em 07/04/2025 - 15:37

A Câmara Municipal de Niterói aprovou na semana passada um projeto de lei de autoria do executivo municipal que autoriza a internação compulsória de pessoas em situação de rua na cidade. Apesar de o texto justificar que a internação involuntária só será permitida em casos especiais, movimentos contrários ao projeto afirmam que há brechas para diversas ilegalidades. 

A validade da aprovação, no entanto, está suspensa pela justiça, uma vez que vereadores denunciaram o descumprimento do regimento interno da casa nessa e em outras votações da semana passada. Apesar disso, o Comitê da Campanha Diga Não à Internação Compulsória acredita que os riscos dessa medida ser colocada em prática permanecem. 

O movimento denuncia que a cidade carece de estrutura da assistência social e na saúde mental e que, além de inconstitucional, a internação compulsória não resolve o problema da população em situação de rua no município. Nós vamos entender esses argumentos conversando com Renata Lira, advogada e membro do Comitê. 

Ouça no player acima.

Criado em 07/04/2025 - 15:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa