Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Conta comemora Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Código Brasileiro de Defesa do Consumidor completa 25 anos

O Em Conta desta terça-feira(15) comemora os 31 anos do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor; os 54 anos do primeiro Código, nos Estados Unidos; e os 25 anos do nosso Código de Defesa do Consumidor.

 

No quadro Entrevista de Valor, a coordenadora institucional do Proteste – Associação dos Consumidores, Maria Inês Dolci, faz um balanço entre conquistas e situação real “a sensação que se tem, hoje, é que estamos abandonados, principalmente quando tempos de cobrar melhores serviços das concessionárias de energia elétrica, água, saneamento e telecomunicações”, critica Dolci.

 

Quando foi criado o primeiro Código de Defesa do Consumidor, em 1962, no governo Kennedy, nos Estados Unidos, quatro princípios básicos foram colocados na lei, e que servem de orientação para os outros códigos que vieram depois dele, em todo o mundo. São os que definem os direitos do consumidor com relação à segurança, à informação, à escolha do produto e ao direito de sempre ser ouvido. Isto, segundo a coordenadora Maria Inês Dolci, existe no nosso código mas nem sempre há o devido balanço entre eles:

 

“Há vários setores que ainda desrespeitam este equilíbrio, estes itens são importantes, por isso que nós temos sempre que lutar para que o consumidor tenha não só direito à segurança, saúde, informação, mas também o direito de ser ouvido.”

 

Para ouvir o programa por inteiro, clique no player acima. Para ouvir somente o Trocando em Miúdo,  também sobre o Mundial dos Direitos do Consumidor, clique aqui.

 

Em Conta– a economia que você entende -  vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela   boa companhia.



Criado em 15/03/2016 - 15:44 e atualizado em 15/03/2016 - 12:51