O convidado da Entrevista de Valor do Em Conta de hoje (14) é o representante do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal (Sindireceita). Francisco Pinto de Souza é quem está respondendo à centena de e-mails mandados para a gente, com dúvidas na declaração do Imposto de Renda, cujo prazo de entrega vence no próximo dia 29.
Com base de trabalho em Rondônia, o analista tributário fez uma visita física à sede da EBC, em Brasília, onde funciona a Rádio Nacional da Amazônia, a quem está vinculado, na origem, este nosso Em Conta. A equipe aproveitou então para agradecer o trabalho desvinculado que ele prestou para nossos ouvintes e, ao mesmo tempo, conversou sobre o tema da Educação Tributária-Fiscal.
A conversa com o analista, que pode ser ouvida no player acima e, inclusive baixada para ser usada à vontade, por ser pública, aponta os cuidados que o cidadão deve ter, durante todos os meses do ano, com algumas obrigações permanentes no pagamento de impostos não embutidos, caso do carnê leão, esocial, Mei, Supersimples e outros.
A prosa ficou interessante porque fez uma comparação entre os impostos e tributos (entenda a diferença ouvindo a entrevista) e, além disso, porque compara o tanto que é pago pela cidadão e o quanto ele tem que ter de retorno. Como diz o analista tributário convidado, “o cidadão precisar estar inteirado, no dia a dia, dos seus direitos e exigir que eles sejam atendidos”.
Na parte dos impostos que são pagos mensalmente, Francisco Pinto de Souza esclarece alguns casos em que o preenchimento correto permite, lá na frente, como é o caso da declaração do Imposto de Renda, até a devolução de parte do que foi recolhido. Em outras situações, pode ser redirigido, como na doação a entidades do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Já o Trocando em Miúdo responde a mais uma dúvida sobre Imposto de Renda. A ouvinte Sonia Regina mandou três dúvidas para a gente em cima da declação do Imposto de Renda. Numa delas, tem a questão de um imóvel recebido de herança e vendido. Ouça aqui as respostas.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.