Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Economista avalia confiança dos brasileiros na economia

Acompanhe a segunda parte da entrevista com o professor Emilio Alfieri

A edição do Em Conta desta terça-feira (14) continua a conversa iniciada na segunda-feira (13) com o economista da Associação Comercial de São Paulo, Emilio Alfieri,em cima da pesquisa realizada sobre o posicionamento dos brasileiros em relação à confiança e a situação financeira pessoal nos próximos meses.

 

Entre as constatações da pesquisa estão a de que a esperança do consumidor brasileiro teve leve melhora. Subiu de 27 para 29% o número dos que acreditam que a situação vai melhorar. Enquanto isso, caiu de 37 para 33% o percentual dos que acreditam em piora na situação.

 

O  economista Emilio Alfieri explica que uma parada no pessimismo e aumento na confiança mas não quer dizer, necessariamente, otimismo. Por isso, ele diz que estes dois próximos meses são críticos para esta reversão.

 

E acrescenta: “a reversão da expectativa não é que você vai passar do campo do pessimismo para o otimismo. Não existe mágica em economia.  A reversão se dá quando você começa a cair menos do que estava caindo. Aí você forma uma nova tendência e aos poucos você vai migrando para o eixo zero e depois para o positivo. Por enquanto, é bom que se diga. Nós tivemos um dado mas ainda não se formou uma tendência. Esses dois próximos dois meses são críticos para sair desta tendência, mas tudo está indicando que pode ocorrer esta tendência. Quer dizer que nós não vamos sair do pessimismo para o otimismo mas se ficar menos pessimista já consolidou a reversão e é isto que precisa neste momento."

 

Escute a entrevista no player acima.

 

O Trocando em Miúdos fala do nosso PIB per capita que continua o mesmo de cinco anos atrás. Ouça aqui.

 

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.



Brasileiros estão mais esperançosos com a economia, aponta pesquisa

168 milhões de crianças trabalham em todo o mundo

Criado em 14/06/2016 - 13:30 e atualizado em 14/06/2016 - 11:45