Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Romance conta a história da Chapada dos Veadeiros nos tempos de garimpo

O livro "Garimpo – Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros" foi lançado pelo fotógrafo, geógrafo e professor brasiliense, Jorge Oliveira Junior.

Espaço Arte

No AR em 17/02/2020 - 17:35

O fotógrafo, geógrafo e professor brasiliense, Jorge Oliveira Junior, falou sobre o seu mais novo livro: "Garimpo – Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros" no programa Espaço Arte. Tendo a década de 40 como pano de fundo de sua pesquisa, o autor mergulha, ao longo de 170 páginas, nas memórias do tempo áureos de extração de cristal de rocha na vila de São Jorge, na chapada dos veadeiros, região de Goiás. Inspirado em histórias reais e depoimentos de antigos garimpeiros do lugar, o livro aborda o romance entre um retirante nordestino e uma prostituta.

Em entrevista ao programa, Jorge conta os detalhes do processo de criação dessa obra sobre a história de uma das regiões mais incríveis do nosso país.

O autor explica que foram dois anos de produção e um ano de pesquisa e entrevista. Além dos depoimentos escritos e orais de antigos moradores, artigos científicos e literatura de época e a experiência do escritor em relação ao ambiente da Chapada foram fontes fundamentais para a elaboração da obra. 

Jorge também é autor de outras obras como "Trilhas de Oréades - Uma viagem pelo Cerrado" e "Tá me tirando? Um Retrato da Criminalidade Escolar", além de ser fotógrafo profissional premiado em diversos concursos nacionais de fotografia. Ouça a entrevista completa com o autor.

Livro Garimpo: Uma verdade sobre a Chapada dos Veadeiros

Criado em 17/02/2020 - 19:37

Mais do programa