Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Theatro Municipal de São Paulo celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna com ampla programação

A gerente de Formação, Acervo e Memória do Theatro Municipal, Ana Lúcia Lopes, falou sobre a programação comemorativa e fez um panorama sobre a importância do movimento.

Espaço Arte

No AR em 11/02/2022 - 18:54

Cem anos depois, o Theatro Municipal de São Paulo volta a ser palco de atividades comemorativas da Semana de Arte Moderna. O complexo cultural celebra até o dia 17 de fevereiro o centenário do movimento modernista com ampla programação cultural. A programação inclui shows com artistas eruditos e populares, saraus, expedições, apresentações de Orquestra Sinfônica Municipal, do Coral Paulistano, do Quarteto de Cordas e do Balé da Cidade. 

A gerente de Formação, Acervo e Memória do Theatro Municipal, Ana Lúcia Lopes, falou sobre a programação comemorativa e fez um panorama sobre a importância e legado desse movimento para a sociedade brasileira atual. Ela também falou sobre a importância de Heitor Villa-Lobos como músico de vanguarda no país e sobre as homenagens que a Orquestra Sinfônica Municipal preparou para o público nessa celebração.

Ana Lúcia explica que a Semana de Arte Moderna foi realizada no Theatro Municipal em 1922, e representou um marco de um movimento artístico e cultural impulsionado pelo maiores artistas brasileiros do momento como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Victor Brecheret, Heitor Villa-Lobos, Graça Aranha e Di Cavalcanti. Conhecidos como modernistas, esses artistas buscaram construir uma arte brasileira com base em reflexões profundas sobre a sociedade e uma identidade nacional em construção na época.  

Como parte da programação deste final de semana, a Praça das Artes do Theatro Municipal recebe nesta sexta-feira, dia 11, show da Dona Onete e do Dj Ju Salty. No sábado, dia 12, o público também poderá participar da Expedição Modernista, inspirada na Missão de Pesquisas de Mário de Andrade. Nos dias 12 e 13, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo realiza apresentações das Bachianas de Heitor Villa-Lobos, além de concerto da Orquestra Experimental de Repertório. A programação completa está disponível no site www.theatromunicipal.org.br.

Theatro Municipal de São Paulo

Criado em 11/02/2022 - 19:16

Mais do programa